CI

Chuvas impulsionam safras de verão na Austrália

As temperaturas no oeste chegaram a atingir 40°C nos dias mais quentes



Foto: Divulgação

O boletim semanal Weekly Weather and Crop Bulletin, divulgado nesta quinta-feira (26) pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), apontou que o clima na Austrália tem apresentado condições contrastantes, beneficiando algumas regiões e trazendo desafios para outras.

No sul de Queensland e nordeste de Nova Gales do Sul, chuvas generalizadas, variando entre 10 a 50 mm ou mais, mantiveram níveis de umidade considerados adequados a abundantes para o desenvolvimento das safras de verão. Apesar de o excesso de umidade ter atrasado o plantio adicional de sorgo, as condições gerais foram classificadas como boas para as plantações.

Já no restante de Nova Gales do Sul e no estado de Victoria, o clima quente e predominantemente seco contribuiu para a secagem dos grãos de inverno maduros que aguardavam a colheita. No entanto, o calor extremo registrado em algumas áreas levou à imposição de proibições temporárias de incêndio, provocando interrupções pontuais nos trabalhos de campo.

Nos estados de Austrália do Sul e Austrália Ocidental, o tempo quente e seco favoreceu a conclusão das atividades de colheita das safras de inverno. De acordo com o relatório, o processo está praticamente finalizado nessas regiões.

As temperaturas no oeste chegaram a atingir 40°C nos dias mais quentes. Já no sudeste, os termômetros registraram valores ainda mais elevados, com máximas superiores a 45°C em algumas áreas. No nordeste, as temperaturas ficaram dentro da média, com máximas em torno de 30°C.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.